OK 
     
ApresentaçãoEstudosBibliografiaEstatísticas e Bases de DadosIndicadoresPublicaçõesNotícias e EntrevistasNewslettersLigações
Home >  Indicadores >  Glossário de Indicadores  >  Educação e Formação  > 
Indicadores


Abandono Escolar

INE: Saída do sistema de ensino antes da conclusão da escolaridade obrigatória, dentro dos limites etários previstos na lei.

Link para glossário do INE

Indicadores Associados:

Abandono precoce de educação e formação:

Percentagem da população com idade entre os 18-24 anos que concluiu no máximo a escolaridade básica e não está a estudar ou a receber formação. A população que integra o numerador deste indicador tem idade entre os 18-24 anos e encontra-se nas seguintes condições: concluiu no máximo um nível de escolaridade ou de formação equivalente ao ISCED 0, 1, 2 ou 3C; não recebeu educação escolar ou formação nas quatro semanas que antecederam o inquérito. O denominador deste indicador é constituído pela população pertencente ao mesmo grupo etário, excluindo os inquiridos que não responderam às questões “máximo nível de escolaridade ou formação concluído” e “participação em processos de aprendizagem escolar e formação”. (Eurostat)
A taxa de abandono precoce de educação e formação corresponde ao indicador anteriormente designado por abandono escolar precoce.

Link para glossário do Eurostat

ISCED:

OCDE: International Standard Classification of Education (1997): Versão revista da Classificação ISCED adoptada pela Conferência Geral da UNESCO, em substituição da anterior versão. Desde 1998 a nova classificação tem sido usada na compilação internacional de estatísticas da educação. O ISCED é utilizado para definir os níveis e áreas da educação. ISCED 0 - pré-primária; ISCED 1 - 1º ciclo do ensino básico, nível que começa normalmente aos 5, 6 ou 7 anos de idade e que tem a duração, nos países da OCDE, de 4 a 6 anos; ISCED 2 - 2º e 3º (5º, 6º, 7º, 8º e 9ºano) ciclo do ensino básico, nos países da OCDE dura entre 2 a 6 anos, que podem ter um carácter terminal (preparando os alunos para entrarem no mercado de trabalho) ou um carácter preparatório, quando o objectivo é dar continuidade aos estudos no ensino secundário; ISCED 3 - Ensino Secundário (10º, 11º e 12º ano), corresponde à etapa final do ensino secundário na maioria dos países da OCDE; a entrada para este nível de ensino é feita, normalmente aos 15 ou 16 anos; ISCED 4 - Nível de estudos entre o ensino secundário e o superior (Post-secondary non-tertiary education); ISCED 5A - ensino superior, com grande componente teórica que possibilita a entrada em programas de pesquisa / investigação avançada e profissões altamente qualificadas (medicina, arquitectura, medicina dentária, etc.); a duração mínima deste nível é de 3 anos, embora normalmente se prolonguem por 4 ou mais anos. Estes programas não são de oferta exclusiva das Universidades nos países da OCDE; ISCED 5B - geralmente de menor duração que o ISCED 5A, fornecem formação de âmbito prático, técnico e de aprendizagem específica de tarefas de uma profissão, para entrada directa no mercado de trabalho, embora não esteja totalmente ausente a formação teórica. Têm uma duração mínima de 2 anos; ISCED 6 - Estudos avançados (Doutoramentos e mestrados) com duração hipotética de 3 anos; os programas são dedicados a estudos e pesquisas avançadas e originais.

Link para glossário da OCDE

  Glossário de Indicadores