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A Literacia dos Adultos: Competências-Chave na Sociedade do Conhecimento
Patrícia Ávila

Equacionam-se as desigualdades sociais no plano das competências-chave necessárias à vida nas sociedades contemporâneas, numa perspectiva mais arrojada do que aquela que reporta ao capital escolar, geralmente medido em certificados.

Um Olhar Sobre a Pobreza Infantil. Análise das Condições de Vida das Crianças
Amélia Bastos e outros

Este estudo sobre a pobreza infantil tem por base um inquérito aplicado a uma amostra de cerca de 5000 crianças residentes em sete concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Odivelas, Oeiras e Sintra), durante os anos lectivos de 2004/05 e 2005/06 (as crianças foram a unidade estatística por excelência, na medida em que este foi respondido pelas próprias, tendo havido uma validação posterior por parte da escola).

Le Système des Inégalités
Alain Bihr e Roland Pfefferkorn

Faz-se neste livro uma abordagem teórica e metodológica à problemática das desigualdades sociais. Os dados empíricos dizem respeito à realidade francesa; a proposta analítica procura reconceptualizar o ângulo de entendimento deste fenómeno.



Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo
Alfredo Bruto da Costa

Este livro organiza-se em duas partes distintas. A primeira corresponde a dois capítulos que desenvolvem um enquadramento teórico em torno das problemáticas da pobreza e da exclusão social. A segunda parte é composta por três capítulos empíricos nos quais se analisam um conjunto de dados oriundos de diferentes fontes e inquéritos.



"Classes sociais na Europa"
António Firmino da Costa, Rosário Mauritti, Susana da Cruz Martins, Fernando Luís Machado e João Ferreira de Almeida

Este artigo debruça-se sobre os processos de recomposição das estruturas de classe na Europa. É promovida uma análise de indicadores socioprofissionais e socioeducativos.



Sociedade e Conhecimento - Portugal no Contexto Europeu, vol. II.
António Firmino Costa, Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila

Factor decisivo nos processos de estruturação da realidade social e económica, o conhecimento serve de mote, nesta obra, para a análise e problematização de um leque diversificado de áreas temáticas. Da leitura dos vários capítulos, conclui-se que o capital escolar tende a criar e reproduzir situações de desigualdade social em Portugal. O desprovimento relativo de recursos escolares por parte da população portuguesa coloca o país numa posição desfavorável no plano internacional [1].



Inequality: Social Class and Its Consequences
D. Standley Eitzen e Janis E. Johnston (orgs.)

Trata-se de uma compilação de textos de divulgação (readings) que foram publicados nos anos mais recentes em formatos muito diversificados (artigos científicos, artigos de jornal, livros, etc.).



"Literexclusão na vida quotidiana"
Maria do Carmo Gomes

O artigo debruça-se sobre as dificuldades sentidas por pessoas com baixas qualificações num conjunto de situações quotidianas, nas quais é invocada a capacidade de processamento da informação escrita. É apresentado o conceito de literexclusão.



La Raison Scolaire
Bernard Lahire

A explicação do insucesso escolar deve ser construída a partir da análise dos modos de relação dos alunos com o tipo de linguagem veiculada pela escola. A operatividade do capital cultural das famílias de origem na definição das trajectórias escolares dos alunos depende, em grande parte, das condições de transmissão desse tipo de disposições.



"Desigualdades sociais e diferenças culturais: os resultados escolares dos filhos de imigrantes africanos"
Fernando Luís Machado, Ana Raquel Matias e Sofia Leal

Neste artigo é feita um questionamento da importância da variável etnia e criticado o excesso de relevância que lhe tem vindo a ser atribuída em Portugal nos estudos sobre educação. Para tal, são usados dados quantitativos que indicam o peso da classe social, do género ou da localização geográfica na definição das trajectórias escolares e de algumas representações face à escola.


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